AGENDA_ Sesc Jazz traz nomes consagrados a São Paulo e interior O projeto inclui workshop, masterclasses e roda de conversa, além de apresentações musicais

Vernon Reid. Foto: Ale Frata/Marofa Music.

SESC JAZZ_ O Sesc Jazz, novo projeto do Sesc, apresenta um panorama da rica produção do universo jazzístico mundial, representado por nomes consagrados e outros em ascensão, a São Paulo e sete unidades do interior do estado. A programação abarca vertentes e fusões do estilo com a música erudita, blues, funk, soul, r&b, pop, rock, hip-hop, música eletrônica, samba, choro, gafieira e outras expressões regionais dos doze países participantes e inclui sete atividades formativas, como workshop, masterclasses e roda de conversa, além de apresentações musicais – mais uma forma de ampliar a troca de conhecimentos acerca do tema.

Como essa música, oriunda da diáspora negra, assume várias faces em cada lugar onde é interpretada? Aberta a interessados em geral maiores de 16 anos, a roda de conversaCenário do jazz brasileiro no Brasil e no mundo”, acontecerá no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo e contará com o jornalista Carlos Calado, as pesquisadoras Inés Terra Brantes e Isabel Nogueira e o músico e produtor Rodolfo Stroeter.

Pessoas com ou sem experiência em música também terão a oportunidade de um primeiro contato com os artistas, seus instrumentos e trajetórias de vida nos workshops e masterclasses. Caso da participação da saxofonista chilena Melissa Aldana, que se tornou a primeira mulher (e primeira sul-americana) a ganhar a Thelonious Monk International Jazz Saxophone Competition, em 2013, e fará show e masterclass em Sorocaba e também se apresentará nas unidades Pompeia e Araraquara, do workshop com o pianista do Azerbaijão Isfar Sarabski, que tinha apenas 19 anos em 2009 quando ganhou o prêmio de melhor pianista solo num dos mais prestigiados festivais do mundo, o de Montreux, na Suíça, se apresenta nas unidades Pompeia, Campinas e Birigui e faz workshop no Vila Mariana, e do guitarrista inglês Fred Frith, que integrou grupos de jazz rock e avant-garde como Henry Cow, Art Bears e Naked City, toca no Pompeia e no Araraquara e realiza masterclass no Consolação.

Já músicos com experiência, interessados em aprofundar seus conhecimentos, poderão se inscrever nas 20 vagas oferecidas para a masterclass com os guitarristas James “Blood” Ulmer e Vernon Reid no Consolação. Ulmer tocou com Ornette Coleman, que o introduziu ao free jazz – mas com sua guitarra iconoclasta e seu vocal soulful, se tornou referência também em funk, rock e blues. Reid, guitarrista da banda Living Colour, é produtor de quatro de seus discos. Os músicos se apresentam nos Sescs Pompeia e Jundiaí.

Mais concorridas ainda devem ser as duas masterclasses ministradas pelo trompetista norte-americano Charles Tolliver nos Sescs Consolação e Ribeirão Preto, com vagas limitadas a 8 músicos profissionais. Tolliver é conhecido por sua habilidade em improvisar, sob influência de cool jazz, bop e hard bop. Estreou sua carreira na década de 1960, acompanhando o saxofonista Jackie McLean, e em carreira solo dividiu-se no comando do quinteto Music Inc e comoprodutor e arranjador do selo Strata-East. O músico se apresenta nas unidades Pompeia, Jundiaí e Ribeirão Preto.

· O Sesc Jazz

O jazz envolve plateias (e as amplia) desde seu surgimento, em meados do século XIX no Mississipi, sudeste dos Estados Unidos. Marcado pela improvisação e o swing, o ritmo, que tem suas raízes na música negra, se expandiu e conquistou o mundo, absorvendo culturas e fundindo-se com outros gêneros. Sempre prezando a liberdade artística, ele está presente na programação do Sesc São Paulo desde a década de 1980 e, de 14 de agosto e 2 de setembro, ganha ainda mais visibilidade no estado de São Paulo com o Sesc Jazz, que apresenta ao público 22 atrações musicais nacionais e internacionais.

Segundo o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “o Sesc Jazz conecta-se à missão do Sesc em contribuir com a formação e a expansão de plateias e o pensamento artístico e cultural de seu público, oferecendo uma programação abrangente que dialoga entre o clássico e a vanguarda, enquanto promove também a circulação de músicos nacionais e internacionais pelo interior do estado”.

Ao longo de três semanas, as unidades Pompeia, Araraquara, Birigui, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto e Sorocaba recebem shows de artistas consagrados e outros em ascensão de países como Estados Unidos, Espanha, Itália, Canadá, Azerbaijão, Chile, Cuba, Congo, Noruega, Portugal e Brasil. Enquanto os Centros de Música do Sesc, nas unidades Consolação e Vila Mariana, e o Centro de Pesquisa e Formação recebem atividades formativas com artistas e críticos musicais.

A programação completa do Sesc Jazz inclui ainda shows com Archie Sheep & Ritual Trio, com Kahil El Zabar (Estados Unidos), Buika (Espanha), Henry Threadgill‘s Zooid (Estados Unidos), Now is Now, liderado pelo pianista Jason Lindner (Estados Unidos), Jupiter & Okwess (Congo), Guilherme Monteiro e Mike Moreno (Estados Unidos + Brasil), Omar Sosa Quarteto AfroCubano (Cuba), Renee Rosnes (Canadá), Stefano Bollani (Itália), Time Is a Blind Guide (Thomas Strønen) (Noruega), Vijay Iyer Sextet (Estados Unidos) e brasileiros como Dom Salvador Sexteto, Salomão Soares Trio, Dorival, Iconili, Itiberê Zwarg & Grupo e Lourenço Rebetez.

 

Serviço Formativas:

· Charles Tolliver (Estados Unidos)

Shows:

16/8 qui 20h Sesc Jundiaí (Teatro). 12 anos. $ 40 / 20 / 12

17/8 sex 21h30 Sesc Pompeia (Comedoria). 18 anos. $ 50 / 25 / 15

18/8 sáb 20h Sesc Ribeirão Preto (Galpão). 16 anos. $ 50 / 25 / 15*

*ingresso válido para os dois shows que acontecem nesta data. Consulte a programação

Masterclass com Charles Tolliver

15/8 qua 15h Sesc Consolação (Centro de Música). 16 anos $ 17 / 8,5 / 5

8 vagas para músicos com experiência. Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Consolação a partir das 12h do dia de 7 de agosto.

19/8 dom 15h Sesc Ribeirão Preto (Auditório). 16 anos. $ 17 / 8,5 / 5

8 vagas para músicos com experiência. Inscrições pelo email matricula@ribeirao.sescsp.org.br (na mensagem, devem constar nome completo, CPF, RG, data de nascimento, telefone e o título da atividade) ou na Central de Atendimento do Sesc Ribeirão Preto, a partir das 13h do dia 8 de agosto.

 

· Fred Frith Trio com participação de Susana Santos Silva (Estados Unidos/Portugal).

Masterclass com Fred Frith

29/8 qua 16h Sesc Consolação (Centro de Música). 16 anos $ 17 / 8,5 / 5

20 vagas para pessoas com ou sem experiência em música. Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Consolação a partir das 12h do dia 7 de agosto.

Shows:

30 e 31/8 qui e sex 21h Sesc Pompeia (Teatro). 12 anos. $ 40 / 20 / 12

1º/9 sáb 20h Sesc Araraquara (Teatro). 12 anos. $ 50 / 25 / 15*

* ingresso válido para os dois shows que acontecem nesta data. Consulte a programação

· Isfar Sarabski & Trio Shahriyar Imanov (Azerbaijão)

Workshop com Isfar Sarabski e Shahriyar Imanov

22/8 qua 18h Sesc Vila Mariana (Teatro). 16 anos $ 17 / 8,5 / 5

30 vagas para pessoas com ou sem experiência em música. Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Vila Mariana a partir das 9h do dia 7 de agosto.

Shows:

23/8 qui 21h Sesc Pompeia (Teatro). 12 anos. $ 40 / 20 / 12

24/8 sex 20h Sesc Campinas (Galpão Multiuso). 16 anos. $ 30 / 15 / 9*

25/8 sáb 20h Sesc Birigui (Teatro). 12 anos. $ 30 / 15 / 9

* ingresso válido para os dois shows que acontecem nesta data. Consulte a programação

· James “Blood” Ulmer – Memphis Blood Blues Band (participação de Vernon Reid) (Estados Unidos)

Masterclass com James “Blood” Ulmer e Vernon Reid

16/8 qui 16h Sesc Consolação (Centro de Música). 16 anos $ 17 / 8,5 / 5

20 vagas para músicos com experiência. Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Consolação a partir das 12h do dia 7 de agosto.

Shows:

14 e 15/8 ter e qua 21h Sesc Pompeia (Comedoria). 18 anos. $ 60 / 30 / 18

17/8 sex 20h Sesc Jundiaí (Ginásio). 16 anos. $ 50 / 25 / 15*

* ingresso válido para os dois shows que acontecem nesta data. Consulte a programação

· Melissa Aldana Quartet (Chile)

Masterclass com Melissa Aldana

29/8 qua 14h Sesc Sorocaba (Sala de Oficinas). 16 anos. $ 17 / 8,5 / 5

30 vagas para pessoas com ou sem experiência em música. Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Sorocaba a partir das 9h do dia 7 de agosto

Shows:

30/8 qui 20h Sesc Araraquara (Teatro). 12 anos. $ 40 / 20 / 12*

31/8 sex 21h30 Sesc Pompeia (Comedoria). 18 anos. $ 50 / 25 / 15

1º/9 sáb 19h Sesc Sorocaba (Teatro). 12 anos. $ 40 / 20 / 12*

* ingresso válido para os dois shows que acontecem nesta data. Consulte a programação

· Cenário do jazz brasileiro no Brasil e no mundo

Roda de conversa com profissionais ligados ao universo do jazz. Com o jornalista Carlos Calado, as pesquisadoras Inés Terra Brantes e Isabel Nogueira e o músico e produtor Rodolfo Stroeter.

21/8 ter 16h Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF). 16 anos. $ 17 / 8,5 / 5

30 vagas. Inscrições pela internet (www.sescsp.org.br/sescjazz) ou na Central de Atendimento do Centro de Pesquisa e Formação

Ingressos:

Venda online de ingressos disponível pelo Portal do Sesc

Venda presencial de ingressos disponíve nas bilheterias das unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

Limite de 4 ingressos por pessoa.

SERVIÇO

SESC JAZZ

De 14 de agosto a 2 de setembro de 2018

Programação disponível em: SESCP.ORG.BR/SESCJAZZ

Ingressos:

Venda online: a partir das 14h do dia 26 de julho, quinta-feira, pelo Portal do Sesc.

Venda presencial: a partir das 17h30 do dia 27 de julho, sexta-feira, nas bilheterias das unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

Limite de 4 ingressos por pessoa.

 

Sesc Araraquara l R. Castro Alves, 1315 l (16) 3301-7500

Sesc Birigui l Rua Manoel Domingos Ventura, 121 l (18) 3649-4730

Sesc Campinas l Rua Dom José I, 270 l (19) 3737-1500

Sesc Consolação l Rua Dr. Vila Nova, 245 l (11) 3234-3000

Sesc Jundiaí l Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 l (11) 4583-4900

Sesc Piracicaba l Rua Ipiranga, 155 l (19) 3437-9292

Sesc Pompeia l Rua Clélia, 93 l(11) 3871-7700

Sesc Ribeirão Preto l Rua Tibiriçá, 50 l (16) 3977-4477

Sesc Sorocaba l Rua Barão de Piratininga, 555 l (15) 3332-9933

Sesc Vila Mariana l Rua Pelotas, 141l (11) 5080-3000

Centro de Pesquisa e Formação l R. Dr. Plínio Barreto, 285 l (11) 3254-5600

Fonte: Maic Comunicação