EXPO_ Foto Retrospectiva 2017 será inaugurada dia 09 com 80 imagens XIII Mostra Anual de Fotojornalismo acontece no Conjunto Nacional, em São Paulo e fica em cartaz até dia 29

FOTO RETROSPECTIVA 2017_ Será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 09, no térreo do Conjunto Nacional, em São Paulo, a XII Mostra Anual de Fotojornalismo, promovida pela ARFOC-SP e fica em cartaz até 29/07.

O ano de 2017 foi difícil na economia e cheio de escândalos políticos, com casos que abalaram o Brasil. De tudo, um pouco! Doria vira prefeito e sai de gari pelas ruas; manifestações e confusão nas ruas; Michel Temer não tem boa aceitação; mais delações premiadas e prisão de Joesley Batista; Lula presta depoimento em Curitiba; o Exército toma as ruas do Rio de Janeiro; queda do avião com ministro Teori Zavaski; preso o empresário Eike Batista; Neymar muda para PSG; escândalo no Comitê Olímpico… e uma série de acontecimentos marcantes. E as imagens correram o mundo! As fotos foram estampadas nas mais conceituadas publicações… e marcaram os registros históricos de cada cena.

São 80 imagens selecionadas de 56 fotojornalistas (veja abaixo a lista dos participantes), com curadoria da mostra por Fernando Bizerra Jr. (correspondente da Agência EFE no Brasil) e Paulo Whitaker (correspondente da agência Reuters no Brasil).

“Foi uma edição difícil é construtiva. O material fotográfico produzido em São Paulo mostra a qualidade do profissional brasileiro e a diversidade dos nossos fotojornalistas”

Fernando Bizerra Jr.

“Cada foto tem uma história nos bastidores, com os sacrifícios de seus profissionais” comenta o fotógrafo Alex Silva (O Estado de S.Paulo-Estadão), que teve a paciência, no meio da confusão, e o momento exato do clique com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caminhando entre o povo, ao chegar na Policia Federal de Curitiba, quando houve o depoimento com o juiz Sérgio Moro. Lula aparece mostrando a língua, ao passar pelo cordão dos policiais. Já Bruno Santos, da Folha de S.Paulo, aproveitou uma entrevista com Michel Temer e fez uma série de expressões de rosto do presidente, onde foi publicada sequência de quatro fotos. “Aproveitei a oportunidade, após a entrevista, quando ele conversava descontraidamente em outra sala” relata Santos. São algumas das situações e oportunidades dos fotojornalistas, que não perdem o olhar e momento do fato, que estão expostos na exposição da ARFOC-SP.

“Dentro das 500 fotos recebidas, foi uma árdua tarefa chegar em 80 fotos. Fico feliz em ver a diversidade e a participação dos repórteres fotográficos no conturbado ano de 2017. Mostrando que o fotojornalismo apesar dos intempéries ainda mostra sua cara”

Paulo Whitaker

Veja abaixo a lista dos fotógrafos participantes

SERVIÇO

Exposição

Foto Retrospectiva 2017 – XIII Mostra anual de Fotojornalismo

Abertura: 09 de julho de 2018 – às 19h30

Período: até 29/07/2018 – Entrada gratuíta

Local: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073- Cerqueira César

Curadoria: Fernando Bizerra Jr e Paulo Whitaker

Realização: ARFOC-Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo – Fone: 3257-3991 e 9-9583.3686 (WhatsApp)

Divulgação/Contato: Leonardo Benassatto – Celular: 9-4123.2698

Fonte: ARFOC-SP