LANÇAMENTO_ Fotógrafo Marcos Hermes lança o livro Brasilerô Ao longo de quase três décadas, ele registrou centenas de capas de álbuns, shows, encontros memoráveis, grandes eventos e festivais.

Capa do livro Brasilerô. Foto: Marcos Hermes

BRASILERÔ_ O fotógrafo Marcos Hermes, referência quando o assunto é fotografia de shows e espetáculos, acaba de lançar o seu tão sonhado livro Brasilerô. No livro, que retrata seus quase 30 anos de carreira, podemos conferir trabalhos que vão do pagode ao heavy metal, passando por todas as vertentes da música brasileira. Poucos artistas nacionais não passaram por suas lentes, sem contar estrangeiros, como Paul McCartney, Amy Winehouse, Iron Maiden e The Rolling Stones.

Marcos Hermes. Foto: Luca Hermes

Com mais de 650 capas de discos, entre nacionais e internacionais, shows, ensaios, momentos históricos, deve ser muito difícil a missão de escolher a dedo o material para editar um livro de tamanho conteúdo.

As fotos, mostram a intimidade que Marcos Hermes tem com seu trabalho e como se relaciona com os artistas fotografados, muitas vezes parecendo transpor a barreira que separa o trabalho da amizade.

Dentre os ensaios, destacamos o trabalho feito com a cantora Cássia Eller, para o disco acústico de 2001, a foto de um momento único da Família Caymmi, comemorando os 90 anos de Dorival Caymmi no Canecão (RJ) em 2004 e o material do cantor Ney Matogrosso, artista que ilustra a capa do livro em foto de 1999, retirada das sessões do álbum Vivo (2000).

Ney Matogrosso com a foto escolhida para a capa do livro. Foto: Marcos Hermes

Nos depoimentos, entre outros artistas, Chico César, Sandy e Zeca Baleiro falam sobre o trabalho do fotógrafo e Andreas Kisser, relembra o primeiro show do Sepultura no Rio, no final da década de 1980, onde um “mulequinho” chamado Marcos Hermes já se destacava no apoio ao metal nacional.

O fotógrafo registrou todo processo de impressão do livro na Leograf, patrocinadora do projeto. Agora, é torcer para que venha o capítulo internacional da obra do fotógrafo.

Processo de impressão do livro Brasilerô. Foto: Marcos Hermes

 

Capa do livro Brasilerô. Foto: Marcos Hermes

Informações sobre vendas: www.marcoshermes.com

Texto: Ale Frata