EXPOSIÇÃO_Ocupação Cartola O Itaú Cultural apresenta a mostra a partir de 17 de setembro, em São Paulo, com entrada gratuita

Foto: Walter Firmo

CARTOLA_O Itaú Cultural terá uma nova Ocupação, Cartola. A mostra acontece de 17 de setembro a 13 de novembro e apresenta o lado poeta, erudito e contemporâneo do músico de Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980) no ano em que se comemora o centenário do samba no Brasil.  A curadoria desta Ocupação é compartilhada pela cantora Fabiana Cozza e os Núcleos do Itaú Cultural de Música e de Enciclopédia, com consultoria de Nilcemar Nogueira, neta de Cartola. A homenagem se estende a dona Zica, pseudônimo de Euzébia Silva de Oliveira (1913-2003), sambista da velha guarda da Mangueira, parceira e grande amor da vida do bamba do samba e da poesia desde os anos de 1950.

Ocupação Cartola contém poemas inéditos – nove dos quais foram transformados em libreto a ser distribuído no instituto durante o período da mostra –, fotos de família – entre imagens tiradas por profissionais e, outras, do cotidiano e de época – além de audiovisuais. Soma pelo menos 47 originais, entre imagens e manuscritos e o som da música Quem me vê Sorrir, escrita em parceria com Carlos Cachaça, que é o primeiro registro gravado de Cartola. Ainda são exibidas declamações de letras de suas canções por músicos na atualidade, como As Bahias e a Cozinha Mineira, Juçara Marçal , Ellen Oléria e Rico Dalasam, entre outros. Além de oferecer recursos para deficientes visuais e auditivos. Mapa e piso tátil e audioguia. Em cada eixo da exposição, materiais escritos tem versão em braile.

Os ambientes que apresentam lugares específicos como a varanda que transporta para o jardim do poeta, com rosas e samambaias e o restaurante Zicartola, exalam perfume que ajudam a despertar pelo olfato as sensações do lugar para os deficientes visuais. Todas as playlists contam com recursos para manipulação dos cegos, todos os vídeos exibidos na exposição têm tradução em libras e legendas.

 

SERVIÇO
Ocupação Cartola

De 17 de setembro a 13 de novembro

De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h

Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h

Avenida Paulista, 149 (Estação Brigadeiro do Metrô) – Piso Térreo

Classificação: todas as idades

Entrada gratuita

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.